Quando fazer fisioterapia para bebês?
Muitas pessoas pensam que a fisioterapia atua somente na reabilitação, ou seja, para bebês que já apresentam algum atraso, síndrome ou outros tipos de transtornos no desenvolvimento. Mas isso não é verdade!
A atuação fisioterapêutica vai além, agindo de maneira preventiva, avaliando e acompanhando periodicamente o pequeno, propondo atividades que estimulem o desenvolvimento e orientando a família e escola de como cuidar e incentivar a criança.
Este tipo de acompanhamento preventivo é recomendado para qualquer bebê, mas especialmente para os prematuros, com baixo peso ao nascer, entre outras situações que os coloquem em risco para desenvolverem algum transtorno no desenvolvimento.
O acompanhamento preventivo é importante porque o Sistema Nervoso Central (SNC) do bebê não nasce totalmente pronto. É por intermédio das relações do pequeno com o meio em que vive e das experiências com o próprio corpo que o SNC irá se desenvolver e aprimorar suas conexões. O acompanhamento permite ainda detectar precocemente qualquer dificuldade e então intervir de maneira eficiente evitando ou minimizando algum tipo de complicação, atraso ou deficiência.
Por se tratar de bebês, a abordagem fisioterapêutica é feita por meio de atividades lúdicas e planejadas. Essas atividades podem ser realizadas individualmente ou em pequenos grupos de crianças com seus cuidadores, dependendo de cada caso.
Seu filho precisa de ajuda? A Clínica de Reabilitação Neurofuncional Neurologic reúne fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos especializados em neurologia.