Sendo um transtorno mais comum em crianças, a seletividade alimentar se destaca pelo desinteresse ou recusa de comida, o que impacta significativamente no desenvolvimento. A falta de nutrientes pode afetar o crescimento, além de ocorrer também dificuldades sociais decorrentes da ausência de uma relação mais saudável com a comida. A fonoaudiologia na seletividade alimentar realiza um trabalho de reabilitação essencial, para a recuperação da saúde do paciente. Saiba mais sobre o tema a seguir!

Fonoaudiologia na Seletividade Alimentar

O que é a seletividade alimentar e quais são suas causas?

A seletividade alimentar se caracteriza pelo desinteresse e recusa por alguns tipos de alimentos. Ela ocorre geralmente na infância e gera considerável perda de peso e crescimento fora do esperado para a idade. Uma criança saudável pode até escolher alimentos, mas ela tem apetite, se alimenta do que é necessário e cresce de forma normal.

Já na seletividade alimentar, isso não ocorre. Pode acontecer a crença de que a comida é prejudicial ou, simplesmente, haver o completo desinteresse no alimento. Em alguns casos, as deficiências nutricionais provocadas por esse quadro podem ser fatais. O transtorno também afeta atividades sociais e relacionamentos – por exemplo, com a recusa em comer com outras pessoas.

Entre as causas dessa disfunção, podemos citar variáveis psicológicas e sociais, desconforto com o alimento e dificuldade em atividades relacionadas ao comer, como engolir e mastigar.

Como é o trabalho da fonoaudiologia na seletividade alimentar?

A fonoaudiologia na seletividade alimentar trabalha no acolhimento das questões relacionadas à dificuldade com a alimentação e no trabalho junto ao paciente para o desenvolvimento de uma nova relação com a comida. A especialidade contribui também na reabilitação das funções relacionadas a alimentação em quadros em que há alguma disfunção ou desconforto provocando o quadro de recusa.

Por que contar com uma clínica especializada?

A Neurologic Reabilitação Neurofuncional conta com fonoaudiólogos especializados em neurologia, sempre priorizando pela excelência e qualidade do atendimento. Nosso espaço foi desenvolvido para pacientes com alterações neurológicas, contando com ótima infraestrutura, equipamentos modernos e equipe integrada. Também realizamos discussões de caso, com o objetivo de promoção de um melhor encaminhamento para os pacientes e visando a potencialização dos resultados.

A fonoaudiologia na seletividade alimentar realiza o trabalho de auxiliar o paciente na construção de uma relação mais saudável com a comida e também no tratamento de disfunções relacionadas ao comer. O trabalho da especialidade contribui na melhora da qualidade de vida e na promoção de um desenvolvimento sadio. A Neurologic conta com fonoaudiólogos especializados em neurologia que podem te ajudar. Entre em contato e agende um atendimento!

imagem que representa a logomarca do whatsapp