Integração sensorial ajuda em quê?
A integração sensorial é definida como a habilidade do cérebro em processar e organizar as informações que recebem dos sentidos (tátil, vestibular, propriocepção, audição, visual, gustativo e olfativo) e preparar uma resposta adequada ao estímulo recebido. Quando ela acontece de maneira harmônica, o aprendizado ocorre sem grandes esforços.
Quando há desordem no processamento das informações sensoriais recebidas do meio ocorre a disfunção de integração sensorial ou transtorno do processamento sensorial.
Estudos recentes apontam que 69% a 95% das crianças com Transtorno do Espectro Autista apresentam essa disfunção, que interfere diretamente nas atividades escolares, lazer, comunicação e linguagem, bem como interação social e familiar.
O diagnóstico do transtorno prevê o tratamento dentro das premissas da Terapia de Integração Sensorial de Ayres. Em seguida, desenvolve-se um plano de tratamento, junto com os pais para traçar os objetivos de acordo com as demandas apresentadas pela família.
Esses procedimentos prevêem a melhora na organização, aumento da atenção, da exploração e de repertório no brincar, melhora no controle postural, ocular e oral, equilíbrio, coordenação motora global, resultando em maior participação nas atividades diárias, escolares e sociais.
A Clínica de Reabilitação Neurofuncional Neurologic reúne fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos especializados em neurologia.