Estimulação fisioterapêutica para atraso no desenvolvimento motor
Até os três meses, espera-se que o bebê tenha o controle da cabeça, sendo esta a primeira etapa motora. O rolar aparecerá por volta dos cinco meses e o sentar sozinho aos seis. Aos oito meses, a criança deve sentar sozinha e aos nove iniciar o engatinhar. Em torno dos 12 meses, o pequeno começará a dar os primeiros passos.
Seguindo esses parâmetros, uma criança pode ser considerada com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor (ADNPM) ao apresentar evolução cognitiva, física, social e intelectual incompatíveis com a sua idade, considerando os períodos aproximados para aquisição destas habilidades.
Falta de reflexos, ser incapaz de seguir a luz, ausência de expressões faciais, não sustentar a cabeça, não segurar objetos, não engatinhar ou ficar em pé são alguns sinais de atraso no desenvolvimento.
Quando os pais notarem algum tipo de estagnação em alguma fase do desenvolvimento é importante procurar um pediatra e realizar também uma avaliação fisioterapêutica.
O fisioterapeuta avalia a criança, define seu quadro motor e determina o tratamento mais adequado. Esse profissional trabalha de forma lúdica, utilizando brinquedos e brincadeiras para potencializar o aspecto motor, cognitivo, psíquico e social da criança.
A Clínica Neurologic Reabilitação Neurofuncional reúne fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos especializados em neurologia e que podem te ajudar neste processo.