Método Therasuit tem eficácia no tratamento de distúrbios motores para crianças e adultos
Desenvolvido nos Estados Unidos por um casal de fisioterapeutas, pais de uma criança com paralisia cerebral, o Método Therasuit é adotado no tratamento de distúrbios neuromotores.
Seja em crianças ou adultos, o tratamento que utiliza a metodologia em questão apresenta eficácia na melhora funcional dos pacientes.
O método baseia-se no treinamento intensivo de estimulação motora.
Com isso, fortalece as potencialidades do paciente e trabalha as dificuldades.
É direcionado para o cuidado e atenção a pacientes em quadros críticos, comumente associados a doenças neurológicas.
Venha entender mais sobre o método e conhecer a eficácia do mesmo no tratamento de distúrbios neuromotores para crianças e adultos.
Siga lendo que te deixaremos por dentro de tudo sobre o assunto!
Como atua o Método Therasuit?
Trata-se de um treinamento neurointensivo de estimulação motora, planejado com base nas limitações e dificuldades enfrentadas pelo paciente.
Busca trabalhar as potencialidades e dificuldades do indivíduo, a fim de estabelecer padrões na realização dos movimentos.
É indicado para crianças e adultos no tratamento de distúrbios motores decorrentes de alterações no funcionamento do Sistema Nervoso Central.
As sessões são organizadas priorizando a preparação para a atividade funcional, incluindo etapas que englobam aquecimento, flexibilidade e fortalecimento muscular.
Além disso, atua evitando que os movimentos e reflexos patológicos estejam presentes durante a realização das atividades, estimulando a movimentação voluntária.
O protocolo de execução da metodologia segue 80 horas mensais, sendo dividido em 3 a 4 horas diárias com 4 a 5 encontros semanais.
Após esse tempo, os encontros continuam sob nova organização de horários, a depender do indicado pelo fisioterapeuta responsável.
O Método Therasuit conta com alguns equipamentos para sua execução.
Primeiramente, é realizado em uma Unidade de Exercício Universal (UEU), espécie de gaiola com sistema de cordas elásticas com pesos.
Também é necessário o Spider, conjunto dinâmico de elásticos que reduzem a ação gravitacional.
O paciente veste a órtese dinâmica, que tem atuação similar à do exoesqueleto.
Com esses equipamentos, o fisioterapeuta segmenta e isola os grupos musculares durante o exercício.
Isso facilita a movimentação, ajuda a estabelecer um padrão postural mais próximo do regular e melhora a coordenação das extremidades.
Com auxílio dessas ferramentas, o profissional é capaz de aplicar os exercícios que visam direcionar a aprendizagem de padrões funcionais de movimentação.
Eficácia do Método Therasuit:
Existem diversos casos, entre crianças e adultos, de melhora significativa dos pacientes tratados com o Método Therasuit.
A evolução é gradativa ao longo do tempo de tratamento, ajudando no desenvolvimento das atividades motoras.
A melhoria da qualidade de vida é indiscutível, uma vez que pacientes que mal conseguiam ficar de pé, quando tratados com a metodologia citada, alcançaram a capacidade de movimentação e execução de atividades cotidianas, como segurar objetos.
Isso tem sido motivo de esperança para milhares de pacientes ao redor do mundo, considerando o alto índice de eficácia do método.
Na Clínica Neurologic, prioriza-se a personalização, a qualidade e a singularidade nos atendimentos.
Dessa forma, o profissional que aplica o Therasuit conta com certificação internacional na metodologia.
Com isso, é realizada uma minuciosa avaliação do paciente para então ser traçado um cuidadoso planejamento de aplicação dos exercícios.
Portanto, preze pela excelência de quem entende do assunto e agende uma consulta com nosso time de especialistas.