Fisioterapia neurológica: o que é e como atua?
A fisioterapia tem diferentes modalidades, sendo que cada especialização prepara seus profissionais para demandas específicas. Saber do que se trata cada área de atuação, portanto, é fundamental para encontrar o tratamento adequado e obter resultados eficientes. No conteúdo de hoje você vai conhecer a fisioterapia neurológica!
O que é a fisioterapia neurológica?
A fisioterapia neurológica é aquela que trata as sequelas do sistema nervoso, sejam elas adquiridas ou congênitas no indivíduo. Ela atua nos casos de lesões na medula espinhal, no cérebro e no tronco encefálico, entre outras estruturas, buscando a recuperação total ou parcial da mobilidade.
Algumas das questões mais comuns nesse tratamento são:
- a Síndrome de Down;
- os derrames;
- a Doença de Parkinson;
- a Esclerose Múltipla;
- a paralisia cerebral;
- o Alzheimer;
- o Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Assim, os profissionais atendem a pacientes de diferentes idades, podendo se especializar em uma faixa etária específica. O fisioterapeuta da área tem conhecimentos mais aprofundados sobre o sistema neurológico, oferecendo desse modo um tratamento mais completo que um fisioterapeuta geral.
Como funciona a fisioterapia neurológica?
O paciente é encaminhado para a fisioterapia, geralmente, pelo seu neurologista ou neurocirurgião. O fisioterapeuta estudará o seu histórico, as suas particularidades e a sua questão, definindo o objetivo do tratamento e um plano de execução.
Suas finalidades incluem a recuperação dos movimentos. a prevenção do avanço da lesão ou postergar seu agravamento. A qualidade de vida, a autonomia (dentro das possibilidades) e o bem-estar do paciente sempre serão os pontos principais.
O fisioterapeuta deve manter-se em contato com o neurologista para proporcionem a melhor intervenção. O envolvimento da família e a orientação do profissional também faz toda a diferença, principalmente quando o paciente precisa de ajuda em casa ou em alguma função.
Quais são os benefícios da fisioterapia neurológica?
Como já foi mencionado, a fisioterapia busca a autonomia do indivíduo e a melhoria da sua movimentação. Os exercícios são pensados exatamente para suas necessidades, focando em seus desafios, desejos e prioridades. De uma forma geral, porém, podemos dizer que alguns dos benefícios são:
- a melhora da rigidez muscular;
- a maior amplitude da movimentação;
- o aumento da força muscular;
- a melhoria da marcha e do equilíbrio ao andar:
- a melhora da postura corporal;
- o melhor desempenho da cognição;
- O controle ou o atraso da progressão da lesão.
Tudo isso favorece o bem-estar e a autoestima de um indivíduo, incentivando-o a cuidar de si mesmo, a buscar seus objetivos e cultivar suas relações. Assim, percebe-se que a fisioterapia é uma grande aliada de um cuidado integral, que considere os aspectos físicos, sociais e emocionais do paciente. Contar com uma equipe multidisciplinar – com médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos, por exemplo – faz toda a diferença.
Agora você já sabe do que se trata a fisioterapia neurológica, como é seu tratamento e porquê contar com essa intervenção. Se ficou com alguma dúvida ou quer marcar uma avaliação, é só entrar em contato com a Clínica Neurologic! Nosso atendimento é especializado e estamos à sua disposição.