Terapia ocupacional tradicional
A Terapia Ocupacional Tradicional atua na abordagem de promoção da autonomia nas atividades diárias.
Ela trabalha junto a pessoas que tenham disfunções, no desenvolvimento de estratégias adaptativas e na aprendizagem de formas de estabelecimento de uma vida mais independente para o paciente.
O que é a Terapia Ocupacional Tradicional?
A Terapia Ocupacional é uma das áreas da Reabilitação Neurofuncional que auxilia no processo de autonomia e independência dos pacientes nas atividades cotidianas, influenciando em sua produtividade, lazer e participação social.
O Terapeuta Ocupacional também é o profissional com qualificação para treino e a prescrição de dispositivos de tecnologia assistiva, como adaptações de equipamentos, cadeira de rodas, prescrição e confecção de órteses de membro superior, além da otimização do ambiente para a acessibilidade.
Quais são as indicações para a Terapia Ocupacional Tradicional?
A Terapia Ocupacional realiza o cuidado ao paciente adulto e idoso com alterações neurológicas, como Alzheimer, Parkinson e AVC, com o objetivo de potencializar o desempenho ocupacional, ampliando desta forma, a capacidade para realização de suas atividades diárias com segurança e autonomia.
Quais são as principais técnicas da Terapia Ocupacional Tradicional?
O Terapeuta Ocupacional utiliza de diferentes estratégias para alcançar os objetivos com o paciente, o que inclui o Treino de Atividades de Vida Diária, envolvendo a alimentação, higiene e outros aspectos fundamentais para a sua autonomia em ambiente domiciliar.
O treino e orientação para as atividades instrumentais da rotina são foco do tratamento com o Terapeuta Ocupacional, o que inclui atividades de casa, cozinha, uso de utensílios domésticos e cuidado com a saúde. O autogerenciamento é ênfase do trabalho do Terapeuta Ocupacional.
Outra técnica importante nesse processo terapêutico é a Estimulação Cognitiva. Ela é voltada para pacientes com perda de habilidades envolvidas na aquisição de conhecimento e aprendizagem.
Adultos e idosos que apresentam quadros demenciais precisam de estimulação e adequações na rotina e ambiente para minimização da perda cognitiva.
Assim, o terapeuta ocupacional realiza o processo de estimulação e orientação para a família, dando o suporte necessário para manutenção da qualidade de vida destes pacientes.
Por que procurar uma clínica especializada?
Com o apoio de profissionais de Terapia Ocupacional, é possível auxiliar o paciente no desenvolvimento de uma vida mais independente e satisfatória. Isso proporciona integridade e dignidade e promove saúde para o sujeito e sua família.