Fonoaudiologia nas disfunções orais em recém-nascidos e lactantes
Hoje vamos falar sobre a atuação da fonoaudiologia nas disfunções orais em recém-nascidos e lactentes.
Esse assunto é de suma importância, já que as disfunções orais interferem de maneira negativa em uma das fases mais importantes para o desenvolvimento do recém-nascido, que é a fase do aleitamento materno.
Isso porque a fase do aleitamento materno é o momento no qual o recém-nascido se alimenta totalmente (ou parcialmente a depender do caso) do leite da mãe.
De forma que é construído e fortalecido o vínculo mãe-bebê, proporcionando aos dois bem-estar, segurança e afeto.
Além disso, o aleitamento materno promove ao recém-nascido um padrão natural de respiração, postura correta da língua e também o fortalecimento/crescimento facial harmônico.
Isso sem contar que, durante a sucção do seio materno, os músculos envolvidos são estimulados, de forma a desenvolver a habilidade de mastigação que será usada futuramente.
Contudo, existem alguns fatores que podem interferir nesse processo, provocando o desmame precoce do recém-nascido, o que pode gerar inúmeros prejuízos no seu desenvolvimento.
Nesse sentido, esses fatores podem estar ligados à mãe ou ao bebê.
Nos casos das mães, caso o aleitamento materno não seja efetivo, é necessário que ela receba o suporte e orientação adequada.
Já no que diz respeito aos bebês, os fatores mais comuns que podem provocar o desmame precoce, estão relacionados às disfunções orais.
Em outras palavras, as disfunções orais em recém-nascidos podem gerar:
- traumas mamilares;
- pouco ganho de peso do bebê;
- e o desmame precoce.
Agora você deve estar se perguntando “mas o que são disfunções orais?”
Vamos falar sobre isso no tópico seguinte!
O que são disfunções orais/orofaciais?
As Disfunções orais ou orofaciais são alterações na fisiologia da sucção do bebê, podendo acometer os músculos envolvidos nessa atividade, suas posturas e até mesmo os movimentos das estruturas orais.
Quais as causas das disfunções orais em recém-nascidos?
São causas desse fenômeno:
- alterações neurológicas;
- prematuridade do bebê;
- distúrbios metabólicos;
- síndromes ou anomalias congênitas.
O que as alterações orofaciais podem gerar na relação mãe-bebê?
Pode-se dizer que as disfunções orofaciais irão gerar grandes transtornos na vida da mãe e do recém-nascido, já que são consequências desse fenômeno:
- desconforto e estresse no momento da mamada;
- a dificuldade na criação de vínculo entre mãe e bebê;
- depressão pós-parto;
- desnutrição do bebê;
- desidratação do bebê.
Tudo isso certamente irá gerar estresse durante a mamada, choro, dor e até mesmo riscos nutricionais para a criança.
Como o Fonoaudiólogo pode ajudar nas disfunções orais em recém-nascidos e lactantes?
O fonoaudiólogo é o profissional da área da saúde que possui formação diretamente ligada às funções estomatognáticas, de mastigação, sucção, deglutição, respiração e fala.
Ou seja, é ele quem você deve procurar caso identifique algum dos sintomas que listamos acima.
O tratamento terá início com uma anamnese e avaliação específica, de modo que averiguar o sistema sensóriomotor-oral e também como está ocorrendo a mamada.
Identificados o padrão de sucção, a maneira como se dá a pega do seio e outros aspectos do processo de sucção-deglutição-respiração, o fonoaudiólogo poderá intervir.
Este conteúdo foi útil para você? Confira outros em nosso blog!
Clínica Neurologic: profissionais que trabalham com foco no acolhimento e na promoção da saúde
A Clínica Neurologic é formada por uma equipe de Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Fonoaudiólogos especializados em Neurologia.
Nosso trabalho busca compreender cada pessoa e suas particularidades, isso por meio de uma avaliação cuidadosa e criteriosa.
Isso porque buscamos a qualidade de vida e a promoção de saúde para os indivíduos e suas famílias.Para realizar o agendamento de uma consulta, é só clicar aqui!