Quais são as indicações da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua?
A Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua tem sido utilizada por profissionais médicos e fisioterapeutas no processo de reabilitação motora e cognitiva de pacientes com alterações neurológicas. Esse grupo também inclui crianças, por exemplo, com paralisia cerebral e autismo.
A técnica é indicada, juntamente, para pessoas que tiveram Parkinson, Acidente Vascular Cerebral, pacientes com disfunções músculo-esqueléticas e alterações psiquiátricas.
Como são as sessões de Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua na Neurologic?
As sessões de Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua são realizadas diariamente, cinco dias por semana. O paciente permanece por aproximadamente 20 minutos com o aparelho.
O número de sessões recomendadas depende da indicação do profissional especializado. As aplicações são indolores, muitas vezes imperceptíveis pelo paciente.
Por que a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua não pode ser o único tratamento?
A implementação da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua como abordagem terapêutica não deve ser considerada o único tratamento que o paciente está realizando.
Ela é um auxiliar que contribui na potencialização dos resultados da reabilitação neurofuncional, mas é essencial também o acompanhamento multiprofissional e a realização de um projeto terapêutico integrado.
A Neurologic Reabilitação Neurofuncional realiza um trabalho conjunto entre esta técnica e a estimulação motora ou cognitiva, sendo o processo conduzido por um profissional da reabilitação especializado.
Desta forma, de acordo com as principais pesquisas mundiais, os resultados de Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua são potencializados, promovendo expressiva melhora funcional do paciente.