Fisioterapia neurológica em pacientes com sequelas da COVID-19

Há 2 anos estamos enfrentando a COVID-19 e os efeitos causados por essa doença em nossa sociedade.

Além do isolamento físico a que fomos condicionados e suas consequências nos moldes com que costumávamos nos relacionar com o mundo, casos de enfrentamento de sequelas deixadas pela ação do vírus no organismo também são estudados.

Fisioterapia-neurológica-em-pacientes-com-sequelas-da-COVID-Clínica-Neurologic

Sequelas estas que vão além do campo respiratório em si, como comumente ouvimos falar.

Algumas heranças foram deixadas para os sobreviventes da COVID-19 no sistema nervoso.

Esses são os casos em que a COVID-19 manifestou-se em regiões neurológicas e comprometeu o funcionamento de algumas atividades.

Nesses casos, a fisioterapia neurológica tem sido demandada e garantindo resultados eficientes.

Visando habilitar indivíduos a retomarem o bom desempenho de atividades cotidianas, essa especialidade fisioterapêutica atua sobre a reabilitação cinético-funcional.

Através dela, muitos pacientes acometidos pelas sequelas neurológicas da COVID-19 recuperaram habilidades e a qualidade de vida.

Entenda mais sobre a fisioterapia neurológica a seguir.

Sobre como funciona a fisioterapia neurológica:

Reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), a fisioterapia neurológica atua para solucionar disfunções do cérebro, tronco encefálico, medula espinhal, nervos periféricos e funções neurológicas.

Pautada na reabilitação cinética-funcional, os atendimentos são cientificamente embasados e pensados por profissionais que possuem um conhecimento mais aprofundado da área.

Para tal, primeiramente uma minuciosa avaliação dos sintomas apresentados pelo paciente é realizada.

Uma vez entendida quais são as sequelas e limitações enfrentadas pelo indivíduo, a melhor estratégia e técnica de tratamento é proposta.

Envolve, portanto, uma série de exercícios para a recuperação de habilidades em desempenhar atividades cotidianas.

As sessões devem ser pensadas de forma personalizada, a fim de atender a necessidade individual de cada paciente.

Sequelas da COVID-19 tratadas com fisioterapia neurológica:

Sabe-se de sequelas respiratórias deixadas pela COVID-19 em razão das fibroses (cicatrizes) deixadas no pulmão como consequência da ação do vírus.

No entanto, o sistema nervoso também é acometido e podem sofrer com sequelas deixadas pelo coronavírus, tais como:

·         Comprometimento do paladar e do olfato;

·         Deficiência visual;

·         Dor nos nervos;

·         Mialgia e miosite.

Por exemplo, como sequela da COVID-19 alguns pacientes sofrem com dores por todo corpo.

A causa pode ser associada a um processo inflamatório que afeta as células nervosas, desencadeado pela infecção viral.

Dessa forma, o paciente pode enfrentar sequelas dessa natureza que comprometem sua qualidade de vida.

As áreas afetadas são, portanto, identificadas e o fisioterapeuta neurológico atua trabalhando técnicas de reabilitação, como a recuperação da atividade sensorial e reativação da memória.

A fisioterapia neurológica realizada na Clínica Neurologic, conta com equipamentos tecnológicos e modernos.

Para um desempenho eficaz do tratamento, antes de tudo é realizada uma criteriosa avaliação do paciente.

Só a partir dessa avaliação é que são cuidadosamente planejados os treinos neuromotores.

Além disso, todo tratamento é proposto de forma personalizada, respeitando as particularidades de cada paciente.

Desse modo, é muito importante frisar que a ajuda profissional é indispensável para a remissão do quadro de sequelas.

Agende sua consulta e saiba mais sobre como a fisioterapia neurológica pode ajudar a recuperar sua qualidade de vida!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

imagem que representa a logomarca do whatsapp