Como a Fonoaudiologia Infantil auxilia no desenvolvimento?
As crianças com alterações no desenvolvimento da fala e da linguagem devem passar pela avaliação especializada de um profissional de fonoaudiologia.
Devido a maior neuroplasticidade na infância, existem janelas de oportunidade para o desenvolvimento das habilidades de comunicação.
Para as crianças com dificuldade de engolir (disfagia), uma abordagem especializada contribui no desenvolvimento da capacidade de deglutição, que possibilita a adaptação do indivíduo e para uma vivência mais saudável e segura.
Afinal, engolir de forma apropriada é indispensável para a sobrevivência e permite evitar a aspiração de alimentos, o que poderia provocar pneumonia.
Já com relação ao desenvolvimento da linguagem, destacamos o quanto esse processo é adaptativo e contribui na organização da vivência e do pensamento do indivíduo.
As lacunas nas formas de linguagem geram o isolamento e as dificuldades de inserção nos espaços sociais, como é o caso do transtorno do espectro autista. Esses sinais também podem desencadear em um comportamento agressivo, seja do sujeito consigo mesmo ou com o outro.
As palavras e a expressividade possibilitam o estabelecimento de trocas com o mundo e também a enunciação de necessidades e desejos. Isso é importante para uma vida mais saudável e também para que a criança tenha recursos para lidar com sentimentos como frustração e angústia.
Quanto aos quadros de seletividade alimentar, o profissional trabalha a relação com o alimento e também na forma como a criança estabelece suas trocas com o mundo. Dessa forma, a intervenção estimula um desenvolvimento mais sadio.
Por que buscar uma clínica especializada?
A Neurologic Reabilitação Neurofuncional busca a excelência em seus atendimentos, priorizando o quadro de profissionais especializados.
A fonoaudiologia infantil trabalha junto a criança, em um projeto terapêutico planejado cuidadosamente, para que haja um desenvolvimento mais sadio. Nesse contexto, nossa abordagem acolhe a singularidade e trabalha o paciente e sua família.