Fisioterapia neurológica melhora a qualidade de vida em todas as idades
A fisioterapia neurológica é a especialidade que trata as sequelas do sistema nervoso, contribuindo para a recuperação dos movimentos, a prevenção de pioras da lesão e a estabilização da questão. Ela pode ser realizada em qualquer faixa etária, tratando sequelas adquiridas com o passar do tempo ou quadros congênitos do indivíduo. Continue sua leitura e conheça o papel da fisioterapia neurológica em diferentes idades!
A fisioterapia neurológica para crianças
A fisioterapia neurológica pode ser recomendada até mesmo para recém-nascidos, que sofreram alguma lesão antes, durante ou após o parto. Seu objetivo é minimizar as sequelas neuromotoras e recuperar – total ou parcialmente – a mobilidade da criança.
Quanto antes se iniciar o tratamento, melhor será para o bebê. O fisioterapeuta deve atuar em conjunto com o pediatra e os outros médicos envolvidos, de modo a proporcionar um acompanhamento integral.
O profissional ainda ensinará a família a manusear e a lidar com a questão da criança, de uma maneira segura e estimulante. Esses e outros cuidados serão passados para a escola posteriormente – ou no momento atual, no caso de crianças mais velhas.
Entre as questões mais tratadas na infância estão:
- o pé torto congênito;
- a Síndrome de Down;
- a paralisia cerebral;
- os atrasos do desenvolvimento infantil;
- a microcefalia;
- a lesão medular.
A fisioterapia neurológica para adultos
A fisioterapia pode intervir, na fase adulta, nas sequelas adquiridas recentemente ou nas que existem desde a infância. A intenção é proporcionar a autonomia do indivíduo e postergar o avanço da lesão, permitindo que ele execute suas atividades – seu trabalho, seus estudos e sua vida social – com o máximo de bem-estar.
São levadas em conta as necessidades de cada um, os desejos do indivíduo e suas limitações. O profissional pode atuar junto de neurologistas, psicólogos, nutricionistas e neurocirurgiões, promovendo um olhar completo para a pessoa e suas demandas.
Entre as sequelas mais comuns na idade adulta estão:
- o Acidente Vascular Cerebral (AVC);
- o traumatismo craniano;
- a lesão medular;
- as lesões nos nervos periféricos;
- as Mielites;
- as Escleroses.
Dependendo do grau da lesão, o fisioterapeuta também orientará a família, os parceiros e os amigos do paciente. Ele pode ajudar a pensar em adaptações no ambiente doméstico e profissional, de modo a proporcionar o melhor estilo de vida possível.
A fisioterapia neurológica para idosos
A fisioterapia para idosos também visa a independência, as atividades da rotina e o bem-estar. Ela posterga o avanço das doenças e orienta a família para o que for necessário.
Para sequelas mais avançadas – em idosos acamados, por exemplo – o profissional buscará estimular a movimentação, diminuir a rigidez muscular e evitar a atrofia dos msmbros. As sequelas mais tratadas nessa fase da vida são:
- o Acidente Vascular Cerebral (AVC);
- os problemas de retenção urinária;
- a Doença de Parkinson;
- o Alzheimer.
De uma maneira geral, o foco sempre estará no bem-estar e na otimização da qualidade de vida, se atentando às possibilidades de cada indivíduo, seu contexto e seus potenciais. Enxergar as potencialidades é sempre fundamental, não olhando somente para as limitações e vendo as atividades de uma forma padrão.
Esperamos que tenha gostado dos benefícios da fisioterapia neurológica para todas as idades! Venha saber mais sobre a Clínica Neurologic e a nossa atuação!