O que é a Terapia por Contensão Induzida?
A Terapia por Contensão Induzida é uma abordagem para promover a recuperação do membro superior e/ou inferior que foi afetado em pacientes com sequelas motoras por lesões encefálicas como AVC, Traumatismo Cranioencefálico e Paralisia Cerebral. O tratamento é intensivo, e quando realizado para o membro superior parético, há o uso de um dispositivo para que o membro superior não comprometido esteja sem uso, por meio de uma luva ou gesso durante 90% do dia. Assim, o enfoque é em estimular o membro parético a retomar a atividade funcional.
Quais são os objetivos da Terapia por Contensão Induzida?
O tratamento objetiva promover a recuperação total ou parcial da independência funcional, estimulando o reaprendizado de funções perdidas ou prejudicadas após a lesão cerebral. Assim, o braço ou perna em ação se torna indispensável no desempenho das atividades de vida diária, recuperando habilidades para alcance, preensão, manipulação de objetos e marcha.
Quais são as indicações da Terapia por Contensão Induzida?
A Terapia por Contensão Induzida é indicada para crianças com paralisia cerebral com hemiparesia, pessoas que sofreram AVC, lesão medular, traumatismo cranioencefálico e lesão no sistema nervoso central.
Como são realizadas as sessões de Terapia por Contensão Induzida?
O paciente inicialmente passa por uma avaliação pelo profissional especializado. A Terapia por Contensão Induzida é um treinamento intensivo, que envolve prática de repetições funcionais 3 horas por dia, durante 2 semanas, na restrição do membro não afetado em 90% do dia que o paciente estiver acordado. Juntamente, é aplicado um conjunto de métodos comportamentais, para potencializar os ganhos apresentados em terapia para o mundo real do paciente.
A Terapia por Contensão Induzida promove benefícios para o paciente, auxiliando na recuperação funcional de regiões afetadas por lesões. Entre em contato e agende uma avaliação na Clínica Neurologic!